Volte ao spin

sábado, 12 de maio de 2018

PCB




Desde a década de 20, a história registra a permanente presença dos comunistas nos debates sobre os caminhos da sociedade brasileira. Consideramos interlocutores sérios e influentes, ou simplesmente um mal a ser extirpado, os comunistas tornaram-se uma questão nacional e sua presença livre e aberta na vida política do país foi quase sempre proibida ao longo de mais de sessenta anos.


PCB – um documentário de 16 mm, em cores, com duração de 22 minutos – não pretende mais que realizar, através do recurso à técnica cinematográfica, aquilo que uma série de publicações fizeram ultimamente: suscitar o debate e a reflexão sobre esta inserção dos comunistas na vida política brasileira. Além disso, espera contribuir, de modo igualmente modesto, para a preservação da memória política da nação, com registro, a 24 quadros por segundo, de fatos e personalidades marcantes desse cenário.

Para viabilizar o exame de tema tão complexo e controvertido, nos limites de um média metragem, o trabalho tem como principal subsídio entrevistas com várias personalidades, nas quais buscou-se a maior abrangência possível das questões e não o tratamento aprofundado e conclusivo.

Foram entrevistados, entre outros, Cristiano Cordeiro, na época o único fundador vivo do Partido Comunista Brasileiro; Dr. Alcedo Coutinho, Deputado Constituinte em 46; Giocondo Dias, Dinarco Reis; Ana Montenegro, destacadas figuras do movimento comunista; Dr. Barbosa Lima Sobrinho, na época Presidente da Associação Brasileira – ABI; além de intelectuais como o escritor e crítico Ferreira Gullar, o arquiteto Oscar Niemayer, o jornalista João Saldanha.

As entrevistas – cerca de 5 horas – possibilitaram um documentário ágil, estruturado nos seguintes segmentos principais: 1) o período histórico iniciado em 1964 e encerrado em 1979, com a anistia política; 2) os movimentos operário e sindical no início do século e a fundação do PCB em 1922; 3) os fatos marcantes dos anos 30, a Aliança Nacional Libertadora; 4) a queda do Estado Novo, a redemocratização do país e a legalização do PCB e 5) o quadro político-institucional e posicionamento dos comunistas sobre a legalidade do PCB.

Filme PCB – Documentário de 22’
Direção: Luiz Fernando Taranto
Fotografia: Francisco Balbino Nunes
Som Direto: José Carlos Barboza
Música Original: Eduardo Camenietzki
Montagem: Francisco Sérgio Moreira
Fotos de Arquivo: Paulo César de Azevedo e Wladimir Saccheta
Ano de Produção: 1983/4

Nenhum comentário:

Postar um comentário